Sócio de serviço – uma forma de promoção para o jovem profissional

O sócio de serviço é uma espécie de ascensão para o profissional, que passa de funcionário a membro do quadro societário de uma sociedade simples. No entanto, ele mesmo não possui capital social integralizado e para validação. Assim, é necessário que o contrato do novo sócio conte com cláusula que determine os serviços que o profissional deve prestar a empresa. Esta modalidade de promoção é excelente para jovem profissionais promissores em suas carreiras e que buscam ascensão profissional.

Esse tipo de sociedade foge muito da imagem mantida pela grande maioria das pessoas. Ao contrário do estereótipo fixado na mente de muitos, o sócio servidor é, em grande parte, um profissional jovem, que se mostra promissor na carreira e com ambições de crescer na empresa.

Existem vários benefícios para quem recebe a oferta. Após contrato, o profissional não precisa integralizar capital, passa a receber rendimentos isentos de IRPF e de contribuição previdenciária, e ainda serve como estímulo para o crescimento profissional dentro da própria sociedade. Deixando de ser empregado, o profissional passa a receber o reconhecimento de sua importância para o crescimento da empresa. No entanto, é importante destacar que a admissão do sócio de serviços só cabe a uma sociedade simples e os sócios que contribuem com serviços participam apenas dos lucros na proporção da média do valor da quotas, ao contrário dos demais que participam dos lucros e perdas.

Veja a reportagem completa abaixo na Revista Fenacon


« Voltar