Promessas de simplificação dos tributos

Em dezembro de 2011, a Receita Federal do Brasil anunciou que dará início a uma grande operação para simplificar obrigações tributárias para o contribuinte brasileiro com objetivo de reduzir custos para a pessoa jurídica e simplificar o trabalho para a pessoa física.

São seis impostos que poderão ser extintos em 2012: o demonstrativo de Notas Fiscais, a declaração de Crédito Presumido de IPI, a declaração anual do Simples Nacional, a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) e a Declaração de Informações Fiscais (DIF- Bebidas).

Duas das mudanças mais aguardadas abrangem a declaração das pessoas físicas e das empresas cadastradas no Simples. Paras as pessoas físicas que têm apenas uma fonte de renda que fazem a declaração de Imposto de Renda na modalidade simplificada, a expectativa é o fim da obrigatoriedade da entrega do documento a partir de 2014. Para isso, o governo usará as informações passadas pelo empregador assim como a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). De acordo com a Receita Federal, cerca de quatro milhões de micro e pequenas empresas inscritas no Simples Nacional não precisarão mais entregar esse documento a partir de 2013 – ano-base 2012.

Para saber mais sobre as alterações nos tributos, consulte-nos.

Veja a reportagem completa retirada da Revista Fenacon, edição nº 149:


« Voltar