Seis erros que podem ajudar o seu negócio

Das grandes às pequenas empresas, alguns erros no planejamento do negócio são inevitáveis. O empresário só não pode deixar que o erro acabe com seu negócio.

Como errar faz parte, é importante se esforçar para tirar uma boa lição dos erros, principalmente quando a empresa é pequena e há menos coisas importantes em risco. Abaixo você confere alguns erros cometidos por empreendedores e as lições que podem ser tiradas destas situações:

1 Planejar é chato, mas essencial

Planejar o negócio na pequena empresa é essencial já que a estrutura do negócio pode não superar os erros. É preciso sempre repensar a estrutura organizacional e as potenciais mudanças do produto ou serviço oferecido.

2 Sócios e colaboradores devem ser escolhidos a dedo

É necessário escolher um sócio e colaborador ideal para empresa, deixando o sentimentalismo de lado. O sócio precisa estar realmente motivado e comprometido com o negócio desde o primeiro momento.

3 Informação é vital para sobreviver

Perder oportunidades por não estar bem informado é um erro comum no mundo do empreendedorismo. O empreendedor precisa estar constantemente observando as mudanças que ocorrem no seu setor, principalmente aquelas que podem modificar toda a estratégia e a dinâmica de atuação da empresa.

É importante ter determinação para buscar mais conhecimento, novas habilidades e se capacitar para se adaptar no mercado. Participar de eventos, fazer networking e ler bastante são algumas rotinas para o empresário.

4 Inovação requer investimento

As principais consequências de insistir neste tipo de erro é que o produto ou serviço ficará obsoleto e a empresa perderá competitividade no mercado. Participar de feiras, entrar em contato com fornecedores e pesquisar em sites internacionais são algumas maneiras de buscar inovação. Confira também o texto Como Inovar na Pequena Empresa? Postado aqui no site da Marina Contábil.

5 Delegar faz parte da rotina

O erro consiste em o empreendedor querer fazer tudo sozinho e não confiar na sua equipe. A principal lição que deve ser tirada desta situação, de acordo com os especialistas, é da necessidade de buscar informações sobre gestão de pessoas e aprender a fazer um bom gerenciamento para reter os bons funcionários na empresa.

6 É preciso conhecer finanças

Se o empreendedor já começa a ter grandes despesas sem ter entrada de renda e se compromete com empréstimos, acaba entrando em um círculo vicioso. Os números estão lá e indicam muitas coisas, só que às vezes o dono não vê ou não quer enxergar. É necessário ter o mínimo de conhecimento de finanças e ter um contador de qualidade para seus negócios.

A Marina Contábil faz uso das mais modernas ferramentas de tecnologia da informação disponíveis no mercado para desenvolver processos e instrumentos que possibilitam aos empresários fazer o que é mais lucrativo para as suas empresas: negócios. Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer juntos para sua empresa crescer.

Fonte: Exame.com


« Voltar