Saiba como diminuir a inadimplência de seus clientes

A inadimplência é uma questão seríssima para empresas. A incapacidade de clientes pagarem por produtos e serviços facilmente pode levar uma organização a fechar as portas.

Ultimamente, o problema tem sido bastante recorrente em empresas. Diante da crise econômica na qual o Brasil se encontra, nunca se chegaram em números tão altos de não pagadores. Foram mais de 59 milhões de inadimplentes na abertura de 2016 e as expectativas não são muito animadoras para 2017.

Com isso, aumentar o controle de dívidas próprias e de clientes se torna essencial para a sobrevivência de uma organização. Nesse cenário, a contabilidade pode te dar algumas soluções interessantes.

 Saiba como diminuir a inadimplência de seus clientes

A inadimplência de seus clientes

Vários fatores podem fazer com que o seu cliente tenha dificuldade de colocar as contas em dia. Desemprego, queda de renda e falta de controle sobre os gastos são alguns deles. Como em momentos de crise a situação tende a se intensificar, o controle da empresa é essencial.

Reforce o controle sobre prazos e vencimentos. Se sua organização tem esses números de forma informal, ou a partir de uma desorganizada planilha de Excel, chegou o momento de procurar por softwares de gestão.

Quanto mais cedo você escapar do informal, mais fácil será visualizar quais clientes estão atrasando pagamentos. Com isso, você ainda consegue identificar com facilidade o perfil dos inadimplentes e terá tempo prévio para elaborar soluções de cobrança e/ou refinanciamento antes da dívida de seu cliente chegar em proporções absurdas.

Outro fator de controle importante de ser observado é a taxa de inadimplência. O cálculo é simples: basta pegar o valor total de pendências acima de 60 dias e dividir pelo total de débitos emitidos no período. Para uma porcentagem ser considerada alta, é preciso analisar o segmento em que a empresa se encontra, mas para simplificar a situação, normalmente o teto aceitável da taxa da inadimplência é de até 5%.

 

Contabilidade: Uma aliada poderosa

Calcular a taxa de inadimplência e o perfil dos não pagadores são informações valiosas para a tomada de decisões, mas para isso você precisará de coletar os dados. Nem todas as organizações possuem na ponta do lápis o controle exato dos pagamentos. Um erro gravíssimo, já que o sucesso de seu plano para diminuir a inadimplência depende da qualidade dos dados com os quais você se embasa.

Um bom controle contábil ajuda justamente nessa questão. Registrar o fluxo de caixa e todas as entradas e saídas formalmente é a única maneira de ter segurança nos resultados de sua empresa.

 

Sabemos que nem toda organização tem espaço, tempo e pessoal para se dedicar a essa área. Por isso você pode sempre contar com a Marina Contábil para elaborar soluções de contabilidade.


« Voltar