Saiba as vantagens de declarar rápido o Imposto de Renda

Todos os anos a restituição do Imposto de Renda é dividida em sete diferentes lotes que são liberados para os contribuintes que pagaram impostos além da conta. A restituição será depositada entre junho e dezembro, sempre no 1º dia útil da segunda quinzena do mês.

Em 2012, são esperadas aproximadamente 25 milhões de declarações. Mas do início da entrega, 1º de março até o dia 23, apenas quatro milhões de formulários haviam sido enviados.

Para os que gostam de deixar para última hora, a vantagem de declarar o quanto antes reflete diretamente na ordem dos depósitos, já que 95 % do primeiro são destinados ao cumprimento do Estatuto do Idoso. Quem enviou o formulário logo nos primeiros dias será restituído no segundo lote, prosseguindo nessa ordem com os demais, sendo o último lote restituído em meados de novembro e dezembro.

É interessante lembrar que o envio da declaração retificadora (que possibilita a correção de eventuais erros declarados no formulário original) fará o contribuinte perder o lugar na fila, pois a Receita Federal apaga da memória a primeira declaração junto com a data de envio do último formulário.

Portanto, vale a pena enviar o quanto antes, já que o prazo para a entrega da declaração termina às 23h59 do dia 29 de abril.

Tire suas dúvidas sobre a declaração do imposto de renda. Entre em contato conosco.


« Voltar