Preenchimento errado da NF-e pode causar problemas

Empresas que atuam com circulação de mercadorias devem estar atentas ao correto preenchimento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). De acordo com especialistas, um dado errôneo e não corrigido posteriormente pode causar diversos problemas ao empresário.

Preenchimento errado da NF-e pode causar problemas

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento emitido e armazenado eletronicamente que tem como objetivo documentar as operações de compra e venda de produtos ou prestação de serviços. Com a implantação de um modelo nacional existente unicamente em suporte eletrônico, o Projeto NF-e visa ainda simplificar as obrigações dos contribuintes e o melhor acompanhamento das operações comerciais pelo Fisco.

Dentre os principais problemas causados por um preenchimento errado, está a autuação em caso de fiscalização. Como consequência dos dados incorretos, o cliente pode não aceitar a Nota Fiscal e a empresa pode não conseguir realizar o cancelamento da mesma.

 

Carta de Correção

O empresário que preencher com dados errados tem à disposição um documento para corrigir todas as informações fornecidas. A Carta de Correção é um documento assinado eletronicamente e disponível até 24 horas após a sua emissão. O prazo é estipulado por lei.

A ferramenta só pode ser utilizada para corrigir falhas que não estejam relacionadas a dados cadastrais e valores de impostos. Tal limitação é uma forma de assegurar o processo, impedindo fraudes na emissão do documento.

Dentre as variáveis que determinam esses valores, estão: base de cálculo; alíquota; diferença de preço; quantidade; valor da operação ou da prestação; correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou destinatário; data de emissão ou de saída.

Além da Carta de Correção, a empresa emitente pode cancelar a NF-e errada e emitir uma nova. Isso só é possível caso a mercadoria ainda não esteja em circulação, sendo ainda respeitado o prazo de 24 horas. Após o período, o empresário não consegue realizar qualquer tipo de alteração no documento.

 

Como preencher corretamente a NF-e

Para mais informações sobre o correto preenchimento da Nota Fiscal e as principais implicações dos dados incorretos, a empresa deve procurar uma empresa contábil especializada no assunto.

A Marina Contábil, com mais de 35 anos de experiência na prestação de serviços de qualidade, oferece o suporte ideal para os negócios de cada empresa.

 

Fonte: Sinescontábil MG


« Voltar