Os riscos de manter uma empresa inativa

O empreendedorismo é o sonho de muitos brasileiros. Abrir o próprio negócio pode ser uma saída bastante viável diante de um mercado com muitas possibilidades. Mas, muitas vezes, os negócios podem não andar como o esperado.

Todos os anos, é crescente o número de empresas inativas no Brasil. Atualmente, passa dos milhões. E são vários os motivos, mas destacam-se a dificuldade e a burocracia para fechar um negócio no país. Assim, muitos empreendedores preferem deixar a empresa inativa.

Mas manter um empreendimento nessa situação pode ter os seus riscos, principalmente quando não se cumpre as obrigações acessórias. As empresas inativas estão dispensadas da entrega mensal da DCTF (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Pis/Cofins), da EFD-Contribuições e da GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), desde que se mantenham nessa situação durante todo o ano-calendário. Por outro lado, algumas obrigações continuam valendo e as empresas precisam manter suas responsabilidades. Caso contrário, o empreendedor estará sujeito às penalidades e multas.

Dentre as obrigações que toda empresa inativa precisa cumprir, estão a entrega mensal da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica) – Inativa e do DACON mensal (Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais Pis/Cofins). Cada declaração possui seu prazo de entrega e a respectiva multa.

É importante também levar em consideração todos esses riscos ao abrir uma empresa. Caso o sucesso não aconteça, o empreendedor deve estar preparado para todas as obrigações citadas acima. E caso ele não queira todas essas responsabilidades, o mais recomendado é que ele encerre a empresa de uma vez. Mesmo com toda a burocracia para fechar um negócio atualmente no país, uma nova medida, aprovada em setembro deste ano, poderá facilitar o processo.

Para mais informações sobre as obrigações, prazos e penalidades, acesse o site Administradores.

 


« Voltar