Mais de 500 itens tem alíquota de importação reduzida

No final de julho, 502 itens, entre bens de capital, de informática e telecomunicações, tiveram o imposto de importação reduzido pela Câmara do Comércio Exterior (Camex). A lista completa dos itens foi publicada no Diário Oficial da União.

Dentre os 502 itens, 495 são bens de capital, que terão a alíquota reduzida de 14% para 2% até 31 de dezembro de 2015. Dos 495 bens, 299 são produtos novos e outros 196 itens já estavam com o imposto reduzido até o fim deste ano. Os bens de informática e telecomunicações tiveram o percentual reduzido de 16% para 2%.

Essa medida deverá abrir portas para importações que somam US$ 1,8 bilhão, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os novos equipamentos importados serão destinados a projetos, cujos investimentos chegam a US$ 2,3 bilhões.

A redução dos impostos também irá alavancar investimentos em diversos setores da economia brasileira, principalmente o ferroviário. Outros segmentos, como o gráfico, petróleo e mineração também serão beneficiados com a medida.

Os principais países com redução tarifária são: Estados Unidos (30,3%), Alemanha (23,4%), Itália (17,6%) e China (8,9%).

Segundo José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a redução da alíquota é uma forma de estimular o investimento e a industrialização no país. E tal medida beneficia toda a cadeia, já que diminui também a base de cálculo para outros tributos, como o PIS-Cofins e o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Porém, ainda de acordo com Castro, os resultados só poderão ser observados a partir do ano que vem.

 

Fonte: Sped News

 

 


« Voltar