Contribuintes já podem conferir pendências no Imposto de Renda

A Receita Federal concluiu o processamento das declarações de imposto de renda enviadas até o dia 30 de abril – e o usuário já pode conferir na internet se está com pendência junto ao Fisco.

Para ter acesso à informação, o contribuinte deve acessar o e-CAC – o centro virtual do Fisco – e consultar o seu extrato online. Caso seja constatado algum erro, o usuário deve formular uma segunda declaração – a chamada retificadora – que substituirá a original. “Embora a retificação possa ser realizada após o prazo de entrega, ela precisa respeitar a natureza da declaração original. Ou seja: se foi feita como simplificada, isso não poderá ser alterado. O mesmo vale para a completa”, orientou Alfredo Madeira Rosa, diretor do Sindifisco, em entrevista ao Estadão.

O primeiro lote de restituições, de acordo com o supervisor regional do Imposto em São Paulo, deve estar disponível na segunda-feira, dia 9. A ordem de recebimento prioriza idosos, portadores de doenças graves ou deficiências, e, em seguida, a data de entrega da declaração. Os primeiros contemplados receberão o dinheiro no dia 16 de junho.


« Voltar