Gestão de Riscos – Estratégia que traz bons resultados

O seminário Gestão de Riscos Corporativos da Amcham-São Paulo aconteceu no dia 12/07 e reuniu cerca de 140 executivos. O encontro teve como objetivo apontar que as empresas estão expostas a riscos das mais variadas origens e que a solução é prevenir estas situações com a gestão de riscos no planejamento estratégico.

Gestão de Riscos - Marina Contábil

Controlar os riscos inerentes aos negócios é a melhor forma de impulsionar os resultados operacionais da empresa. Uma avaliação feita com 576 empresas de todo o mundo pela auditoria Ernst & Young mostrou que as empresas que têm processos maduros de controle, prevenção e administração de riscos registram faturamentos e lucros maiores do que as que não prezam pela prevenção das perdas em potencial. Os resultados foram apresentados pela sócia da Ernst&Young, Juliana Pereira.

Uma pesquisa realizada com 140 executivos no seminário levantou que para administrar todos os riscos inerentes à atividade empresarial, as empresas preferem montar estruturas próprias de gestão. Cerca de 33% das empresas responderam que têm um departamento exclusivo responsável pelo controle de perdas potenciais, mas 24% dos participantes disseram que a gestão de risco é tocada por uma área da organização ligada ao tema, como a Auditoria Interna.

Aproximadamente 22,5% dos executivos responderam que suas empresas não realizam ações nesse sentido, enquanto 20,5% revelaram não ter um departamento exclusivo, mas que “todas as áreas do negócio realizam ações pontuais de gerenciamento de riscos”.

O investimento na gestão de riscos pode levar a empresa a conseguir resultados financeiros que chegam ao triplo do visto nas que não cuidam tão bem dessa questão. Comentou Juliana Rodrigues Pereira da Ernst&Young e moderadora do seminário na Amcham.


« Voltar