Franquias estrangeiras aumentam interesse no Brasil

O que é um máster franqueado? Como fazer parte de uma máster franquia? Essas perguntas começam a aparecer diante ao assédio de franquias estrangeiras na busca por franqueados brasileiros. O máster franqueado é a peça responsável na realização de expansão de redes em determinadas regiões do País. O vigor econômico brasileiro atraiu um grande número de franquias estrangeiras e muitas delas ainda procuram por franqueados locais para se instalarem no país. O principal motivo segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising são as boas perspectivas para a economia e o aumento de renda do consumidor brasileiro.

O número de delegações estrangeiras em busca de máster franqueados no país vem aumentando nos últimos anos. Em 2011, dez empresas estrangeiras fecharam contratos com empreendedores brasileiros, de acordo com a ABF. “A expansão de muitas dessas redes lá fora estacionou, por causa dos problemas econômicos dos Estados Unidos e da Europa”, diz Paulo César Mauro, consultor e empresário.

Em geral, essas redes buscam empreendedores com experiência em gestão, de preferência no varejo, uma vez que a ideia é que eles arquem com a responsabilidade e os investimentos para abrir as primeiras unidades.

Para a maioria dos empreendedores com interesse numa máster franquia, está em jogo a possibilidade de ver o investimento remunerado não apenas em função do resultado das próprias unidades, mas também de acordo com o desempenho da marca em todo o país. Máster franqueado certo, nesse caso, significa alguém que não só entenda dos aspectos técnicos do negócio, mas seja capaz de enxergar muito além de seu perímetro mais próximo.

“É preciso que toda a rede vá para frente”, diz Mauro. Também significa ser alguém com cacife para colocar mais dinheiro no negócio, quando comparado a um franqueado comum. Frequentemente é preciso arcar sozinho com o trabalho e os custos de registrar a marca no país e formar uma cadeia de fornecedores locais.

A Marina Contábil possui vasta experiência em serviços de departamento fiscal e de legalização. Entre em contato conosco para saber mais.

Fonte: Exame.com


« Voltar