Fórum Sped e implantação do Bloco K

O Fórum Sped se reuniu no dia 25 de junho para discutir todos os detalhes para o Registro de Controle da Produção e Estoque (Bloco K) no Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). As reuniões ocorrem mensalmente no Conselho Federal de Contabilidade e têm como objetivo discutir aspectos técnicos para a melhor implantação do registro.

O Bloco K é um procedimento de controle do Sped Fiscal. A partir de 2016, o registro será obrigatório para empresas do setor industrial, os equiparados à indústria pela lei federal e para os atacadistas. Com isso, as empresas terão um controle mensal do consumo específico padronizado, das perdas normais do processo produtivo, além de outros detalhes técnicos da produção.

Durante a última reunião do Fórum Sped, grupo formado por 27 empresas do setor privado e 20 instituições (órgãos públicos, conselhos de classe, associações e entidades civis), foram apresentadas várias dificuldades quanto ao novo sistema. As empresas relataram a complexidade em adequar as Listas Técnicas Padronizadas e os processos de produção aos aspectos técnicos (leiaute) do Bloco K.

Todas as questões levantadas durante a reunião serão encaminhadas para a Comissão Técnica Permanente do ICMS para que as empresas possam se adequar corretamente às novas regras.

 

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade


« Voltar