Dica: Quatro erros comuns que podem te fazer perder os clientes

Não é novidade pra ninguém que o dia a dia do empreendedor é bem corrido. O problema é que toda essa correria nos leva a cometer erros que podem nos atrapalhar a vender mais ou até mesmo perder clientes. Felizmente podem ser evitados de forma extremamente simples.

Os erros são os seguintes:

1) Não priorizar suas tarefas nem seus clientes

Tratar as tarefas do dia-a-dia e de todos os clientes com a mesma importância pode se tornar um problema. Simplesmente porque algumas tarefas são mais importantes que outras. Tome cuidado para não confundir tarefas importantes com tarefas simplesmente urgentes.

Os clientes, projetos, preços e prazos são diferentes. Então dê o devido peso para cada cliente ou tarefa. Liste todas as tarefas que devem ser feitas e comece a priorizá-las por importância.

2) Perder prazos

Ninguém gosta ou quer perder prazos. Mas ainda sim acontece com uma frequência maior que o desejado. Essa é a maior causa de perda de clientes, já que você acaba não atingindo as expectativas deles.

Divida o projeto em várias etapas e coloque lembretes para cada uma das etapas. Isso vai te ajudar a focar e manter os prazos dos clientes.

3) Esquecer compromissos marcados

Esquecer reuniões, ligações ou visitas a clientes é algo terrível. Imprevistos acontecem, mas são poucas as situações onde realmente você não poderia ter feito nada.

Assim como a dica para não perder prazos, organize todos os seus compromissos e coloque lembretes para todos eles.

4) Não saber detalhes dos seus clientes

Esse é um detalhe importante que a maioria não se preocupa tanto. Durante toda a negociação e andamento do projeto surgem muitos detalhes e pedidos. É importante documentar todas essas informações para conseguir atender as expectativas dos clientes, mas principalmente em caso de trocar a pessoa responsável por aquele contato.

Com tudo documentado, você evita perder informações importantes e entregar algo diferente do que foi pedido. Anote coisas como: de onde veio o contato, problemas que o cliente quer resolver, datas e resumo das reuniões e o que foi combinado nas negociações. É possível ser breve e ainda manter essas informações bem organizadas.

Todos esses erros podem ser evitados através de um controle bem feito dos clientes. Tanto das informações quanto dos compromissos com cada um deles.

Fonte: Gabriel Costa – Saia do Lugar


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