A sobreposição de funções numa pequena empresa facilita o trânsito dos projetos de inovação. As equipes são naturalmente multifuncionais e a interação entre as áreas ocorre mais facilmente se comparada com as grandes empresas.
Inovar com menos recursos financeiros não é fácil, mas quando a inovação emerge nesse cenário geralmente é muito relevante afirma o especialista em inovação Guto Grieco.
O empresário Jorge Gerdau palestrante do Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios do SEBRAE afirma que a inovação exige mudança de comportamento na condução dos negócios. A inovação deve ser tratada com um projeto que necessita de acompanhamento e mudanças no percurso de aplicação. Esta mudança e acompanhamento se fazem mais fáceis numa equipe mais enxuta.
É comum presenciarmos empresas grandes buscarem algumas características das pequenas empresas para manterem o vigor inovador.
O SEBRAE possui ainda um Blog e um programa de rádio chamado Faça Diferente, que reúne textos e dicas para aplicação na inovação nas pequenas empresas, confira aqui.
Fonte: Exame.com e Blog Faça Diferente – SEBRAE