Cenário Promissor no Setor de Serviços

É comum as pessoas associarem geração de empregos e avanço econômico à atividade industrial, mas na verdade, o grande impulso para o Brasil atualmente, vem dos serviços. O crescimento desse setor está ligado a dois fatores principais: a melhor distribuição de renda do brasileiro e as inúmeras possibilidades de negócio do setor.

Dados da pesquisa Cenários 2020, divulgada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) neste ano, revelam que em 2015, pela primeira vez, o setor de serviços deverá ultrapassar o comércio em número de micro e pequenas empresas. Dessa forma, nos próximos nove anos, o Sebrae estima que o setor cresça em média 6% ao ano, contra 2,8% de projeção para a indústria e 1,4% para o comércio, chegando a uma participação total de 49,4% no mercado em 2020.

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas avançou 0,5% entre setembro e outubro de 2012, na série com ajuste sazonal, ao passar de 120,9 para 121,5 pontos. Após aumento expressivo em setembro, o índice acomoda em patamar ainda inferior à média histórica (125,3), mas mantém a tendência de recuperação iniciada em setembro.

O aumento da participação do setor de serviços ocorre principalmente pelos negócios na área de alimentação, que hoje representam 19,4% das empresas do segmento e crescem 3,3% ao ano. A classe C consome 25% do seu orçamento com alimentação, o que mostra oportunidades de negócio principalmente para empresas com alvo nesse público.

Alguns Cuidados antes de entrar no setor de serviços

Antes de investir em um novo negócio é imprescindível que o empresário estude profundamente o mercado. É importante traçar estratégias fundadas em dados, conhecer o público alvo, localização e ter capital de giro.

Para um novo negócio é ainda importante se tornar conhecido. Para isto no início será necessário investir em marketing e comunicação. O investimento inicial deverá ser maior do que o planejado para manter o negócio funcionando.

Um controle financeiro contábil servirá de guia para os primeiros passos do negócio. A ausência de um plano de negócios e acompanhamento pode ameaçar a vitalidade do novo investimento.


« Voltar