Calcule se vale a pena prestar serviços como pessoa jurídica ou ser contratado

O que vale mais a pena? Ser CLT ou PJ? É cada vez mais comum empresas contratarem seus funcionários através do sistema de Pessoa Jurídica.

O sistema CLT oferece aos trabalhadores certos benefícios e garantias que são definidos por lei. Já o PJ tem como seu maior benefício a ausência do vínculo do funcionário com a empresa, possibilitando que a pessoa preste serviços para mais de uma companhia.

Os especialistas sugerem que a escolha entre CLT e PJ seja bem estudada. Fora da CLT o trabalhador deixa de ganhar benefícios como plano de saúde e auxílio alimentação, além de perder direitos como o FGTS, férias e 13º salário. Se o funcionário empregado pela CLT receber como proposta a alteração de seu contrato para PJ deverá negociar um aumento de até 40% do salário atual.

Para saber quanto será o salário líquido mensal basta acessar essa simples calculadora (clique aqui). A ferramenta calcula os valores líquidos do salário mensal, somado a férias e 13º salário, já descontando impostos e contribuições. A melhor solução nessa fase é consultar um contador para que ele explique e analise as principais vantagens e desvantagens da escolha.

A calculadora pode ser utilizada também como aplicativo no iPhone. Para fazer download da calculadora, clique aqui

Para saber mais sobre CLT ou PJ entre em contato com a equipe da Marina Contábil


« Voltar