Abrir uma empresa ficará menos burocrático, garante ministro.

Abrir uma empresa em apenas cinco dias. Esse é o objetivo do novo site do governo, de acordo com Afif Domingos, ministro da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas. Segundo Afif, o portal deve ser lançado até junho desse ano, e permitirá que o empreendedor obtenha todas as licenças necessárias para a abertura de seu negócio – de forma online e conjunta.

Atualmente, para se tornar um empresário, o candidato necessita obter diversas certificações, em locais distintos: inscrições estadual e municipal, licenças ambientais, do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, e alvará de funcionamento. “Quando você abre uma empresa, o problema não é a abertura da empresa, o problema é o licenciamento. (…) Cada um está no seu balcão, cada um com a sua regra, a sua taxa e o seu número.” explicou Domingos, ao enfatizar a burocracia.

Ainda segundo o ministro, o projeto deve ser lançado inicialmente apenas no Distrito Federal. A expansão do serviço para outros estados se dará quando os sistemas de emissão de certidões forem unificados. A previsão do governo é concluir o processo de integração até o final do ano.

Fonte: Contábeis


« Voltar