Abertura de empresas com recursos do FGTS

Quer abrir uma empresa? Tudo indica que em breve você poderá fazer isso com o recurso do FGTS. Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei PL 4923/16, que autoriza a Caixa Econômica Federal a usar recursos do FGTS para financiar a abertura de novas empresas.

Para ter acesso a esse benefício, as futuras organizações devem ter um plano de negócios validado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também gerar, ao menos, dois empregos diretos.

 Abertura de empresas com recursos do FGTS

O que é o FGTS e vantagens da nova lei

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) consiste em um mecanismo para proteger trabalhadores demitidos sem justa causa. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas de nome dos empregados 8% do salário de cada funcionário. O total desses depósitos é o chamado FGTS.

Essa nova oportunidade de se investir em uma organização promete gerar grandes vantagens tanto para o empreendedor quanto para o país. O empresário terá mais uma alternativa para financiar seu empreendimento, enquanto o país poderá se beneficiar de mais organizações em plena atividade econômica.

De acordo com o autor da lei, deputado Diego Andrade (PSD-MG), é preciso criar novos incentivos diante da crise econômico-financeira na qual o Brasil está passando. Logo, a lei visa contribuir para a retomada do crescimento do país, sendo então um recurso para o enfrentamento da recessão econômica.

 

Em breve mais notícias!

Apesar de ser uma ideia promissora, ela ainda não saiu do papel. Atualmente o projeto está aguardando designação de relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP). Apesar disso, ele tramita pela Câmera em caráter conclusivo, o que significa que podemos esperar em breve por mais informações.

Você pode ler o projeto de lei na íntegra e acompanhar sua situação por aqui. Para mais informações do mundo da contabilidade e empreendedorismo, você pode sempre contar com a Marina Contábil.

 


« Voltar